Chuvas causam estragos em Belford Roxo, e prefeito visita áreas afetadas
.
As fortes chuvas da última quarta-feira (29/01) atingiram diversos municípios da Baixada Fluminense, incluindo Belford Roxo, onde bairros como Xavantes, Santa Maria e Parque Amorim foram duramente afetados. Na quinta-feira (30/01), o prefeito Márcio Canella e o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Gonçalves, percorreram regiões atingidas, como Lote XV, Vila São Luís e Cantão, em Heliópolis, para avaliar os estragos e reforçar as ações emergenciais.
Márcio Canella ressaltou que, no início de sua gestão, solicitou apoio ao governador Cláudio Castro para desassorear os rios da cidade. “O Inea (Instituto Estadual do Ambiente), através do Programa Limpa Rios, dragou os rios Botas e Iguaçu, além de canais que cortam o município”, destacou o prefeito. Ele e o secretário também visitaram a casa de bombas localizada às margens do Rio Iguaçu, na divisa com Duque de Caxias. “As bombas estão funcionando. A limpeza dos rios ajudou a minimizar os impactos das chuvas, pois em vários locais a água escoou rapidamente”, comentou Canella.
Convênio não assinado agravou problemas
O prefeito criticou a gestão anterior por não ter assinado um convênio de R$ 208 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinado à limpeza dos rios e financiado pelo Governo Federal. “Estamos trabalhando em Brasília, através do presidente nacional do União Brasil, Tony Rueda, para recuperarmos esses recursos e aplicarmos na limpeza dos rios, pois precisamos evitar que a população sofra as consequências dos temporais”, afirmou Canella.
O secretário Flávio Gonçalves reforçou as iniciativas da atual administração para reduzir os impactos das chuvas. “Já mapeamos todas as áreas e fizemos a limpeza do Rio Botas. Essas medidas diminuíram o impacto, mas continuamos trabalhando e buscando soluções para o problema”, concluiu.