Ciep de Araruama desenvolve projeto diferenciado na volta às aulas
.
Um dia pra marcar muito bem o início do ano letivo. Na sexta-feira (07/2), 150 estudantes do Ensino Médio Integral Itinerário Formativo Inovação e Mundo do Trabalho e Empreendorismo, do Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, localizado em Araruama, na Região dos Lagos, tiveram um dia diferenciado: eles participaram de uma rotação de estações, ofertando vivências na quadra poliesportiva, sala maker, laboratório de criação, laboratório de experiências, biblioteca e auditório multiuso.
O foco foi desenvolver a criatividade e a curiosidade científica destes estudantes para a resolução de problemas, utilizando estratégias inovadoras. Os temas abordados foram densidade e pressão na Física, motores de busca para pesquisas científicas, ferramentas de inteligência artificial, estratégias de planejamento em rede e protótipos criativos. “Fiquei muito feliz com a possibilidade de compreender, de maneira prática, alguns conceitos da Física, desenvolvidos pelas professoras Simone e Giovana”, destacou a estudante Beatriz Ferreira.
O Ciep tem se tornado um exemplo na rede estadual por sua vocação para o empreendedorismo e inovação. Ela desenvolve uma série de projetos que incentivam os alunos a explorar novas habilidades e a pensar além dos conteúdos tradicionais, promovendo um ambiente criativo e conectado com o futuro.
“Estabelecer conexões entre teoria e prática é fundamental em nosso processo pedagógico”, destacou a professora de História Andrea Gomdra, especialista em Metodologias Ativas.
O meio ambiente também é um dos grandes focos da escola, com destaque para o uso de tecnologias inclusivas com vistas ao monitoramento, preservação e readequação de áreas sensíveis na municipalidade. “A gestão do Ciep 148 tem como foco o desenvolvimento de competências empreendedoras, utilizando estratégias inovadoras voltadas à resolução de problemas e criatividade”, afirmou o diretor geral da unidade, Frank Duarte.
Entre as ações que diferenciam o Ciep 148 estão projetos voltados para múltiplas linguagens, como a música e o desenvolvimento sensorial, além de iniciativas que exploram habilidades socioemocionais e a resolução de problemas. Essas ações ampliam as perspectivas dos alunos, indo além dos métodos convencionais de ensino.
Fotos Divulgação – Seeduc-RJ
.