Macaé intensifica combate ao Aedes aegypti com mutirão e ações educativas
O gerente da Vigilância Ambiental, Júlio Antunes, destacou a importância da participação dos moradores no controle da proliferação do mosquito. “O engajamento da comunidade é fundamental para evitar a disseminação das doenças. Pequenos cuidados, como a vistoria semanal das residências, a eliminação de criadouros e a disseminação de informações, fazem toda a diferença”, ressaltou.
Morador do bairro Imbetiba há anos, Antônio Carlos de Almeida recebeu a equipe e elogiou a iniciativa. “A Vigilância Ambiental realiza um trabalho essencial, fiscalizando as casas e orientando os moradores. Se cada um fizer sua parte, fica mais fácil combater o mosquito e prevenir doenças”, afirmou.
As ações da Vigilância Ambiental continuam ao longo da semana. O carro fumacê será utilizado nesta quarta-feira (19) no bairro Malvinas e, na quinta-feira (20), no Miramar, sempre às 5h da manhã. Já os mutirões seguem para a Serra da Cruz na quarta-feira (19), para o Jardim Carioca I na quinta-feira (20) e para a Fazenda Piracema na sexta-feira (21).
Além do combate ao Aedes aegypti, a prefeitura também intensificou o controle do mosquito Culex, conhecido como pernilongo, nos bairros Ajuda, Sol y Mar e Bairro da Glória. Equipes especializadas também visitarão pontos estratégicos, como empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos nos bairros Praia Campista, Ajuda, Fazenda Severina e Virgem Santa, para eliminar possíveis focos do mosquito.
A população pode contribuir adotando medidas simples, como manter caixas d’água e tonéis bem tampados, guardar pneus em locais cobertos, limpar calhas regularmente, colocar areia nos pratos de vasos de plantas, fechar bem os sacos de lixo e evitar o acúmulo de entulho.
Para denúncias ou solicitações, a Gerência de Vigilância Ambiental está disponível na Rua Vereador Manoel Braga, 425, no Centro de Macaé. Também é possível entrar em contato pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br, pelo Disque Dengue (0800-022-6461) ou pelo WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.
Com o reforço dessas ações, a prefeitura busca reduzir a incidência das doenças transmitidas pelo mosquito e garantir mais saúde e segurança para a população.
.