Escola estadual em Areal usa cão para suporte emocional a alunos com ansiedade
No município de Areal, na Região Centro-Sul Fluminense, uma escola estadual da rede cívico-militar está inovando ao adotar um cão como mediador emocional para os alunos. O cão Krieg, um Schnauzer de 2 anos, tem se mostrado um apoio fundamental para estudantes que enfrentam crises de ansiedade, dificuldades emocionais e comportamentos disruptivos. Sua presença oferece conforto e contribui para o bem-estar dos alunos, criando um ambiente escolar mais acolhedor e saudável.
O papel de Krieg na escola
Krieg foi treinado especialmente para atuar em terapias assistidas por cães, como a Cinoterapia, que visa auxiliar no tratamento de questões emocionais e psicológicas. A orientadora militar Caliandra Calisto, responsável pelo acompanhamento do trabalho de Krieg, explica que o cão desempenha um papel vital no apoio emocional dos estudantes. “A presença do Krieg oferece um grande conforto, ajudando a reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Ele também estimula habilidades como empatia, responsabilidade e autorregulação emocional”, destaca.
Krieg está na escola há dois anos e já transformou a rotina dos alunos. A interação com o animal se mostrou uma forma eficiente de reduzir a intensidade das crises de ansiedade e melhorar o comportamento dos estudantes. Além disso, o contato com o cão promove interações mais positivas entre os alunos, criando um clima de maior empatia e colaboração.
Benefícios observados na rotina escolar
Os efeitos positivos de Krieg são visíveis tanto no comportamento dos estudantes quanto no clima geral da escola. A aluna Eduarda Ramos, de 15 anos, relata como a presença do cão tem sido fundamental para lidar com suas crises de ansiedade. “Quando estou mal, ele vem e fica ao meu lado, me acalma sem precisar falar nada. Ele consegue perceber quando não estou bem e isso me ajuda a superar o momento”, explica a estudante, que tem se sentido mais acolhida desde a chegada de Krieg.
Outro exemplo é o estudante Kauã da Silva, do 7º ano, que compartilha como a convivência com o cão tem ajudado em seu desenvolvimento pessoal. “Sempre fui muito agitado e tinha dificuldade para me concentrar. Quando comecei a cuidar do Krieg, percebi que precisava ser mais responsável e paciente. Ele me ensina todos os dias a lidar melhor com minhas emoções”, conta Kauã, que compartilha a responsabilidade de cuidar de Krieg com outros três alunos.
Impacto positivo na comunidade escolar
A transformação na escola também é notada pelo 2º sargento PM João Paulo Silva de Souza, que observa uma redução significativa nas crises de ansiedade e nos episódios de agressividade entre os estudantes. “O Krieg tem proporcionado uma melhor interação entre os alunos, criando um ambiente mais harmonioso e respeitoso. Ele é um ponto de apoio para todos, e isso tem melhorado a convivência escolar”, destaca o policial militar.
A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, representada pela secretária Roberta Barreto, também reconhece os benefícios do programa. “A saúde mental dos alunos, professores e toda a comunidade escolar é uma prioridade. A implementação de ações como essa é fundamental para promover um ambiente educacional saudável e integrado, o que estamos buscando com iniciativas como esta”, afirma Roberta Barreto.
Krieg: o amigo de quatro patas
Krieg, carinhoso e brincalhão, foi treinado pelo canil Verum Canibus, especializado na formação de cães para terapias assistidas. Ele é um exemplo de como os animais podem contribuir de maneira significativa para a saúde mental, sendo um aliado essencial no processo de acolhimento e suporte emocional.
A história de Krieg na escola de Areal mostra como a presença de um animal pode ser uma ferramenta eficaz no apoio à saúde mental dos alunos, tornando o ambiente escolar mais inclusivo e favorável ao aprendizado.
Fotos divulgação Seeduc-RJ
.