Niterói intensifica fiscalização de motos com escapamentos irregulares
A Prefeitura de Niterói reforçou sua atuação contra a circulação de motocicletas com escapamentos irregulares, realizando na última quinta-feira (17) mais uma operação educativa voltada à redução de poluição sonora. A ação ocorreu no bairro do Barreto, na Rua Presidente Craveiro Lopes, e integra um conjunto de 12 operações promovidas pela NitTrans com apoio de outras forças municipais e estaduais. Até o momento, foram fiscalizadas 1.638 motos.
Conduzida pela NitTrans (Niterói Transporte e Trânsito), a operação conta com o suporte da Secretaria Municipal de Ordem Pública, por meio da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal, além da participação do 12º Batalhão da Polícia Militar e do programa Segurança Presente. O foco principal da ação é educativo, buscando orientar os motociclistas sobre as consequências do uso de escapamentos adulterados.
Durante a blitz realizada no Barreto, 163 motocicletas passaram por vistoria em um período de duas horas. As fiscalizações resultaram em 17 autuações por diferentes tipos de infrações. Uma das motos teve o cano de descarga substituído no momento da abordagem e outras duas foram apreendidas devido à alteração das características originais dos veículos.
Fiscalização com orientação e chance de regularização
O presidente da NitTrans, Nelson Godá, destacou que a proposta da ação vai além da punição, priorizando a conscientização dos condutores. “Temos ações realizadas em diversos pontos de Niterói. Nosso objetivo é reduzir o barulho que os canos de descarga adulterados provocam e incomodam tanto a população, desde idosos a pessoas com sensibilidade aos ruídos. Durante a operação, damos a oportunidade para motoristas fazerem a troca da peça adulterada e, com isso, evitarem a apreensão da moto”, explicou.
A medida atende à Lei Municipal nº 3.661/2021, que autoriza o Poder Executivo a adotar providências para impedir a emissão de ruídos excessivos provocados por escapamentos de veículos automotores. Conforme a legislação vigente, motocicletas que operam com dispositivos modificados para amplificar o som estão sujeitas a multa no valor de R$ 195,23, além da perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ações devem continuar em outros bairros
A blitz contra motos barulhentas integra uma política mais ampla de ordenamento urbano e combate à poluição sonora na cidade. A Prefeitura de Niterói planeja manter a continuidade das fiscalizações em diferentes regiões do município, buscando garantir maior qualidade de vida aos moradores e promover o cumprimento das normas de trânsito.
Com o caráter educativo e preventivo, as ações oferecem aos motociclistas a possibilidade de corrigir irregularidades no momento da abordagem, evitando penalidades mais severas e contribuindo para um trânsito mais seguro e silencioso.
Fotos Bruno Eduardo Alves