Regata D’Elas celebra protagonismo feminino na vela nas águas de Niterói
A Baía de Guanabara será o cenário da quarta edição da Regata D’Elas neste sábado (10), em Niterói. Promovida pelo Rio Yacht Club (Sailing), a competição é dedicada exclusivamente a mulheres e acontece na véspera do Dia das Mães, reforçando a participação feminina no universo da vela. Atletas de diferentes idades e níveis de experiência se reúnem em uma celebração de união, superação e paixão pelo mar.
A regata, que já faz parte do calendário oficial de eventos esportivos da cidade, conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). O objetivo é dar visibilidade ao talento das velejadoras e promover o esporte como ferramenta de inclusão.
O prefeito Rodrigo Neves destacou o papel da cidade no desenvolvimento de atividades esportivas ligadas ao mar. “A participação das mulheres é de extrema importância e mostra que a cidade não só tem vocação para os esportes náuticos como respira esporte e lazer como um todo. Esporte é vida, faz bem para a saúde e proporciona inclusão e socialização”, afirmou.
A vice-prefeita Isabel Swan, medalhista olímpica em vela, também ressaltou o valor simbólico da regata. “A Regata D’Elas é super importante e já está se tornando tradicional em Niterói. O significado da palavra ‘Niterói’ é águas escondidas. Queremos revelar as águas da nossa cidade, que é um celeiro de velejadores e velejadoras. Niterói tem atletas com mais de 15 medalhas olímpicas. Com certeza será uma bela regata, nas águas da nossa enseada de São Francisco”, declarou.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, reforçou o caráter inspirador da competição. “A Regata D’Elas é muito mais do que uma competição. É uma mensagem de empoderamento, visibilidade e inspiração para todas as mulheres. Niterói tem orgulho de apoiar iniciativas que promovam o protagonismo feminino no esporte”, afirmou.
Segundo a organizadora do evento, Andrea Soffiatti, a competição é marcada pela troca de experiências. “É emocionante ver mulheres de diferentes idades e níveis de experiência compartilhando a mesma paixão pelo mar. A Regata D’Elas é um marco de união, superação e visibilidade para as mulheres da vela”, disse.
O percurso da prova começa em frente à Estrada Fróes, segue pela Praia de Icaraí até a Ilha da Boa Viagem, contornando-a em direção à base da Marinha. Em seguida, as velejadoras seguem até a boia sul da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), passam pela estação do catamarã de Charitas e finalizam a regata em frente ao Rio Yacht Club, na Enseada de São Francisco.
.