Rio das OstrasSaúde

Rio das Ostras alerta para importância da vacinação contra o sarampo

Com novos casos confirmados no Estado do Rio, município reforça a necessidade de atualizar a caderneta de vacinação. 

.
Diante da confirmação de novos casos de sarampo no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras está reforçando a importância da vacinação para prevenir a doença, altamente contagiosa e que já foi uma das principais causas de mortalidade infantil no mundo. A vacina é a única forma de proteção contra o sarampo, e a atualização da caderneta de vacinação é essencial para evitar surtos.

Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou dois casos de sarampo em crianças no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Além disso, outros estados brasileiros e países, como na Europa e nas Américas, têm registrado surtos da doença, com aumento preocupante no número de casos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o sarampo voltou a ser uma ameaça global, destacando a necessidade de medidas urgentes para ampliar a cobertura vacinal.

Nirvana Braga, coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, enfatiza a importância da imunização: “A vacinação é a forma mais eficaz de proteger a saúde individual, da família e da comunidade. É uma responsabilidade de todos garantir que estejam com o esquema vacinal completo”.

O Ministério da Saúde recomenda duas doses da vacina: a primeira aos 12 meses de idade (Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e a segunda aos 15 meses (Tetra Viral, que inclui também a varicela). Jovens e adultos até 59 anos que não foram vacinados ou não completaram o esquema também devem se imunizar. Profissionais das áreas de Saúde, Educação e Turismo precisam estar com a vacinação em dia.

A vacina é contraindicada para gestantes, pessoas com comprometimento imunológico e aqueles com histórico de reações alérgicas graves a componentes da vacina. Mulheres devem evitar a gravidez por 30 dias após a aplicação.

O sarampo é uma doença grave, que pode levar a complicações como pneumonia, encefalite e até cegueira. Os sintomas incluem manchas vermelhas no corpo, febre alta, tosse seca, irritação nos olhos, coriza e mal-estar. Em caso de suspeita, é fundamental procurar uma unidade de saúde imediatamente para isolamento e tratamento adequado.

Para mais informações sobre a doença ou vacinação, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (22) 2771-2134 (WhatsApp) ou com a Divisão de Imunização pelo (22) 2771-5971. A prevenção é a melhor forma de combater o sarampo e proteger a saúde de todos.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *