Escola pública de Nova Friburgo se destaca com projeto de inclusão escolar
O Colégio Estadual Tuffy El-Jaick, localizado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, tem se destacado por um trabalho voltado à inclusão escolar. Com mais de 40 estudantes com deficiência matriculados, a unidade pública oferece um ambiente acolhedor e adaptado, promovendo a cidadania, o respeito às diferenças e o acesso ao ensino de qualidade para todos.
A escola conta com uma equipe pedagógica comprometida com o desenvolvimento dos alunos, garantindo a eles a oportunidade de aprender e se desenvolver dentro de suas individualidades. O trabalho, segundo os profissionais da instituição, é feito com dedicação e afeto. Para a orientadora educacional Janine Maria Vieira de Araújo Almeida, a escolha pela educação especial é mais do que uma profissão: é uma missão de vida.
“Quando você faz essa escolha, de trabalhar com Educação Especial, é um caminho de amor e dedicação, com um olhar diferente, maternal. Esse é o meu propósito de vida”, afirmou a educadora.
Histórias que inspiram e transformam
Entre os estudantes atendidos pela escola está Luiz Gustavo Gonçalves Gomes, da 2ª série do Ensino Médio. Nascido com paralisia cerebral discinética e paralisia nos membros superiores, ele se adaptou para realizar todas as suas tarefas com os pés. Luiz Gustavo é um exemplo de perseverança e entusiasmo pela vida escolar.
“Eu tenho paralisia, mas nada disso me impede de fazer as coisas que amo. Não desisto. E na escola é maravilhoso, os professores e diretores são muito bons comigo. Eles me ajudam muito e sempre fazem de tudo pra me ver feliz. Sou muito grato a eles”, declarou o estudante.
Outro aluno que se destaca é Matheus Camilo Debossan, autista, que chegou ao colégio ainda no Ensino Fundamental e hoje cursa o Ensino Médio. Matheus relata se sentir motivado a cada dia e valorizado pela comunidade escolar.
“A escola é muito acolhedora. Aprendendo com todo o mundo. Tenho vontade de me manifestar aqui, de mostrar quem eu sou. Acordo todo dia animado para vir estudar”, contou.
Manuella de Oliveira Silva Ribeiro, de 17 anos, também é exemplo de entusiasmo. Com deficiência intelectual, ela encontra na escola um espaço de pertencimento e afeto.
“Eu me sinto muito acolhida e querida. A escola faz com que eu me sinta bem, é uma alegria estar aqui com meus colegas e meus professores”, afirmou.
Aos 16 anos, Vitória Teixeira da Costa enfrenta o desafio da deficiência visual com disposição e alegria. Com o uso de notebook adaptado, ela acompanha todas as atividades da 2ª série do Ensino Médio e destaca a Biologia como sua disciplina preferida.
“Adoro estar com meus colegas. Minha matéria preferida é Biologia, porque adoro animais. Também toco violino e me sinto feliz na minha turma”, compartilhou.
Educação inclusiva como política de vida
A escola adota estratégias pedagógicas para garantir que cada aluno com deficiência tenha acesso ao currículo de forma significativa. O respeito às individualidades e o apoio da equipe multidisciplinar têm sido essenciais para o sucesso das ações.
A diretora-geral da escola, Adriana Palomo Martins Tuler, destaca que o compromisso com a educação inclusiva é uma prioridade. Para ela, preparar os estudantes para a vida vai além do conteúdo em sala de aula.
“A gente trabalha com o que gosta, e este é o segredo do nosso sucesso, com muita disciplina e dedicação. A escola não é do aluno; ela é para o aluno, e nós tentamos preparar todos eles para a vida”, afirmou.
O Colégio Estadual Tuffy El-Jaick mostra, com sua experiência, que a educação pública pode ser inclusiva, transformadora e, acima de tudo, humana. A instituição vem se tornando referência na forma como acolhe e valoriza cada estudante, provando que, com respeito e empatia, todos podem aprender e se desenvolver.
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